top of page

Reinaldo macedo convidado a assinar o livro do "Roll of distinguished philatelists"

O Ex-Presidente da FEBRAF e atual membro do Conselho, Reinaldo Estevão de Macedo, foi convidado a assinar o Roll of Distingueshed Philatelists - RDP, (Lista de Distintos Filatelistas , em tradução livre). A maior e mais antiga honraria oferecida a um filatelista em todo o mundo. Macedo será apenas o segundo filatelista brasileiro a participar do Roll of Distinguished Philatelists, sendo precedido por Paulo Comelli (im memoriam), que entrou para a lista no ano de 2007.


O convite para assinar o RDP reconhece realizações, pesquisas, publicações e serviços em muitas áreas da filatelia. O Roll foi instituído em Harrogate em maio de 1921 e a assinatura de Sua Majestade o Rei George V aparece em como seu primeiro signatário.


Neste ano de 2022, Reinaldo Macedo será acompanhado pelos seguintes filatelistas:

Dr. Bruno Crevato-Selvaggi, RDP, FRPSL (Italy)

Reinaldo Estevão de Macedo, RDP, FRPSL (Brazil)

Hugh V. Feldman, RDP, FRPSL (United Kingdom)

Malcolm Groom, RDP, FRPSL (Australia)

Patricia Stilwell Walker, RDP, FRPSL (USA)


Em seu anúncio oficial, a RPSL descreveu o currículo filatélico de Reinaldo Macedo:

Desde 2013 Reinaldo Estevão de Macedo está comprometido com a promoção da filatelia brasileira por meio de exposições internacionais, simpósios e apresentações filatélicas. Brasiliana 2013 (realizada no Rio de Janeiro) e Brasília 2017 (em Brasília) atraíram uma significativa participação internacional de mais de 60 países e seu sucesso deveu-se substancialmente à liderança organizacional de Reinaldo. Em 2016, foi eleito Vice-presidente da FIP (Fédération Internationale de Philatélie) para as Américas, o órgão regulador filatélico internacional. Suas realizações incluíram ser comissário para o Brasil, membro do júri de um grande número de exposições e membro da equipe de especialistas, secretário do júri e atuou como consultor para feiras FIP e FIAF.
Reinaldo é colecionador dos mais diversos assuntos, com especialização em Inteiros Postais e Filatelia Temática, pelo que suas coleções conquistaram importantes prêmios internacionais. Possui ainda um acervo de História Postal e suas coleções “Secured delivery in Brazilian mail 1798-1900” e “Revolução Constitucionalista de São Paulo - 1932” demonstram suas amplas áreas de interesse e conhecimento. Ele está sempre pronto para compartilhar seu profundo conhecimento de muitos aspectos da filatelia e da história postal brasileira.
Seu papel de liderança na filatelia brasileira não é pouca coisa, dado o tamanho do Brasil e a demografia e economia do país. A ampla dispersão de sua base de colecionadores significa que o Brasil já era líder em simpósios e apresentações on-line antes que tais métodos se tornassem mais comumente usados. Reinaldo e outros apoiaram amplamente aspectos do hobby, como aulas tradicionais e temáticas, a fim de atrair a base colecionadora do país.

A cerimônia de assinatura deste ano, por ocasião do 101º aniversário dos primeiros signatários do Roll, acontecerá às 17h30 de segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, na Royal Philatelic Society London, 15 Abchurch Lane, London EC4N 7BW, durante a Exposição London 2022.


A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Zoom para que possa ser visto por um público mundial. Estes são os detalhes de login:

RDP CEREMONY 2022

Time: Feb 21, 2022 5pm London (GMT)

Meeting ID: 893 1647 5246

Passcode: RDP@2022


Parabenizamos nosso Ex-Presidente Reinaldo Macedo pelo prestigioso reconhecimento.

182 visualizações
bottom of page