Cartões Postais

Regulamento Especial para Avaliação de Exposições de Cartões-postais em Exposições FIP

 

1. Exposições de competição

As exibições de cartões postais ilustrados são aceitas como uma classe competitiva nas exibições da FIP.

 

2. Definição de um cartão postal ilustrado

Um postal ilustrado deve ter uma ilustração. Além disso ...

 

1. Os postais ilustrados usados ​​(circulados através dos correios ou de qualquer outra forma tratada postalmente) devem comprovar que passaram por um serviço postal.

2. Cartões-postais ilustrados não utilizados (sem tratamento postal) devem ter texto impresso ou linhas de endereço impressas, por exemplo, uma área de postagem, que mostra que o cartão deve ser postado sem envelope.
3. Apenas são permitidos cartões postais originais contemporâneos, ou seja, reimpressões produzidas posteriormente devem ser exibidas apenas excepcionalmente.
4. Os postais ilustrados podem ser produzidos em diferentes tipos de materiais (desenhados à mão ou pintados, bordados, etc.).
5. A exposição deve ser capaz de ser exibida em molduras de exposição no formato internacional padrão (consulte o Artigo 3.4 para tamanhos de folhas).

3. Princípios para o Desenvolvimento da Exposição

   3.1 Ideia, Plano e Tratamento

Uma exposição de Cartão Postal é tratada de acordo com um tópico geográfico (topográfico), um tópico temático, ou de acordo com um aspecto especial (um artista, a impressão, o material), totalmente de acordo com a escolha do próprio expositor.
O título e o plano devem ser apresentados na página introdutória e devem ser redigidos em um dos idiomas oficiais da FIP.
O plano deve mostrar a intenção e a estrutura da exposição. O título, bem como o principal e as subseções da exposição, devem mostrar a estrutura e o desenvolvimento lógico da exposição e demonstrar criatividade pessoal, conhecimento e pesquisa.
O título deve espelhar o conteúdo da exposição da melhor maneira possível. O tratamento da participação deve estar de acordo com o título e plano. Cada cartão-postal deve ter uma conexão com o tema escolhido.
A variedade (diversidade) do material é de particular importância.


   3.2 Conhecimento e Pesquisa

A pesquisa é um pré-requisito para o conhecimento do tema e dos Cartões-postais, e isso é demonstrado em um breve texto relacionado a cada Cartão-postal.

   3.3 Condição e raridade


Os itens selecionados devem mostrar a melhor qualidade possível disponível para o assunto escolhido. A raridade está diretamente relacionada à dificuldade de encontrar esses cartões postais, à dificuldade de aquisição.

 

   3.4 Apresentação


Os tamanhos de folha de exposição recomendados são:
1. 21 cm x 29,7 cm (tamanho A4) ou 23 cm x 29 cm - 4 folhas em uma fileira
2. 42 cm x 29,7 cm (tamanho A3) ou 46 cm x 29 cm - 2 folhas em uma fileira
3. 31 cm x 29 cm - 3 folhas em uma fileira.

4. Julgando a Exposição

A exibição de um cartão-postal com fotos deve ser julgada por um júri da FIP composto por especialistas neste material.

 

5. Avaliação

As exposições serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

Ideia, plano (10) e tratamento (20) = 30
Conhecimento e pesquisa = 35
Condição (10) e raridade (20) = 30

Apresentação = 5
TOTAL = 100

 

6. Medalhas e Prêmios

As medalhas serão concedidas da seguinte forma:

Ouro Grande - 95-100
Ouro - 90-94
Large Vermeil - 85-89
Vermeil - 80-84
Prata Grande - 75-79
Prata - 70-74
Bronze prateado - 65-69
Bronze - 60-64
Um certificado de participação será dado para exposições que obtenham menos de 60 pontos.


As exibições de cartões-postais com fotos podem receber prêmios especiais e / ou felicitações do júri, para aquelas exibições que demonstrem pesquisa ou originalidade excepcional.

7. Provisão Final

Em caso de divergência no texto, decorrente da tradução, o texto em inglês prevalecerá.

 

Diretrizes para julgar exibições de
cartões-postais

 

1. Introdução

1. O objetivo destas diretrizes é apoiar o júri, bem como o expositor, e fornecer conselhos práticos sobre como os regulamentos especiais para exibições de cartões-postais devem ser usados.
2. Os regulamentos especiais para exibições de cartões postais ilustrados incluem os princípios gerais sobre o que a coleção de cartões postais ilustrados pode conter e como deve ser tratada e apresentada.
3. Estas diretrizes não são abrangentes. Cada exibição é julgada por seu próprio mérito.
4. O expositor poderá aproveitar a apresentação mais detalhada da mostra em sinopse a ser enviada à Comissão Organizadora antes da realização da mostra. Uma sinopse não substitui a página introdutória ou plano, mas o complementa apresentando com mais detalhes o tratamento, escolha, pesquisa, conhecimento e apresentação da exposição. Recomenda-se que uma sinopse contenha no máximo duas páginas A4 de um lado.


2. Definições de uma exibição de cartão postal ilustrado

   2.1 O Anexo

A exibição de um cartão postal ilustrado pode ter um tratamento geográfico (topográfico), incluindo, por exemplo, ilustrações de um lugar ou área. Também pode ser desenvolvido tematicamente. Um evento pode ser mostrado como uma forma de reportagem, ou a exposição pode ter o fotógrafo, o artista, a gráfica, o processo de impressão ou o material como assunto. O pensamento original e a criatividade também podem levar a diferentes tratamentos de uma exposição.

   2.2 O cartão postal ilustrado

O tamanho, a forma e o material dos cartões postais podem variar. A ênfase está na imagem, e não no uso ou nas peculiaridades filatélicas (se presentes). Os cartões postais ilustrados podem não ter sido usados ​​ou ser usados ​​(enviados por meio de um sistema de correio). Os cartões postais ilustrados não utilizados devem ter linhas de endereço impressas, caixas de carimbo ou outras marcações, mostrando que o item foi planejado para ser enviado sem capa.


3. Critérios de Julgamento

   3.1 Ideia, Plano e Tratamento

Deve haver uma conexão clara entre título, estrutura e tratamento, incluindo informações sobre como o expositor optou por desenvolver o tema, ou seja, a escolha de cartões postais ilustrativos para ilustrar o tema e como o expositor utilizou o material. A introdução deve levar ao enredo que conduz o espectador pela exposição. Originalidade, imaginação e ideias criativas serão especialmente premiadas.

 

A ideia e o plano serão avaliados de acordo com a correspondência entre o título, o plano e o desenvolvimento da história ao longo de toda a mostra.

 

O tratamento será avaliado levando-se em consideração a escolha dos itens, onde estão inseridos no enredo, bem como o posicionamento do texto adequado em relação ao item. A variedade (diversidade) do material é importante e será recompensada.

 

O tratamento e a descrição detalhada da tipografia, método de impressão e impressora / editora são igualmente importantes. Se essa informação não estiver disponível, o motivo deve ser fornecido.

Será premiado o material de arquivo fotográfico original utilizado como base para ensaios e provas na produção de um postal ilustrado.

 

Os postais fotográficos produzidos de forma privada e enviados pelos correios não são, por si só, adequados para uma exposição completa, embora sejam permitidos como parte (não excedendo 10%) de uma exposição.

 

   3.2 Conhecimento e Pesquisa

A pesquisa é um pré-requisito para o conhecimento do tema, e deve ser documentada por meio da escolha e variedade do material, bem como em um breve texto referente aos Cartões-postais. Os textos devem conter informações essenciais sobre o tema e podem conter informações sobre o fotógrafo ou artista. Informações sobre a tipografia, método de impressão e impressora / editora podem ser demonstradas de maneira apropriada. Os postais ilustrados devem ser escolhidos corretamente em relação ao tema, e o texto descritivo deve estar correto.

Conhecimento pessoal e pesquisa também podem ser demonstrados pela presença de material, onde pouca ou nenhuma pesquisa foi realizada, por exemplo, uma área incomum de coleta. O conhecimento tópico também pode ser demonstrado pela utilização de material que tenha uma qualificação tópica descoberta pelo expositor.

   3.3 Condição e raridade

A melhor qualidade possível disponível para o assunto escolhido deve ser mostrada. Cantos faltando ou dobrados, arranhões e arranhões, etc. irão influenciar a condição, no entanto, uma certa tolerância será concedida para itens mais antigos postados. Este também será o caso de cartões-postais ilustrados mais antigos com escrita à mão no lado da imagem, antes da introdução da parte traseira dividida, desde que a escrita não seja de qualidade particularmente ruim com manchas de tinta, borrões, etc.

A raridade está diretamente relacionada à dificuldade de encontrar esses cartões postais, à dificuldade de aquisição. Quão difícil seria duplicar a exibição. Alguns cartões postais de "Foto Real" podem ser quase únicos, já que muitas vezes eram produzidos apenas em números muito pequenos. Mesmo alguns cartões-postais impressos podem ser extremamente difíceis de encontrar. Cartões postais com fotos mostrando detalhes de pessoas, atividades, transporte, etc., são mais importantes do que visões gerais.

Os cartões postais da era dourada eram frequentemente impressos por vários editores em diversas variações. As variações contemporâneas podem ser tratadas como originais, enquanto as reimpressões modernas devem ser apresentadas como tal. Itens forjados, que não estão claramente marcados como tal, causarão o rebaixamento da coleção pelo Júri.

   3.4 Apresentação

O texto deve ser atraente e organizado com bom gosto. A impressão geral da exibição é importante, assim como a variedade na montagem. Páginas muito coloridas devem ser evitadas. O enquadramento ou revestimento dos cartões postais pode aumentar a impressão visual. Ilustrações (mapas, desenhos, etc.) ou objetos, que tenham uma conexão direta com o tema ou desenvolvimento do Postal Fotográfico, podem ser usados ​​em número limitado, mas não para que os Postais Fotográficos se tornem secundários à exibição.