Filatelia Moderna

Comissão de
FILATELIA MODERNA

 

Reinaldo Jacob

O que é FILATELIA MODERNA*

Filatelia Moderna, recentemente criada como “Classe Experimental", tem como principal objetivo o incentivo aos colecionadores de material filatélico recente ou moderno, emitido desde 1991, permitindo que os mesmos apresentem suas coleções no mais alto nível em uma exposição FIP.

 

A Filatelia Moderna também busca demonstrar às administrações postais que existe um grande numero de filatelistas que colecionam e estudam o material emitido recentemente por elas.

 

O board da FIP está agora disponibilizando esta classe em todas as exposições mundiais e especializadas, que estejam de acordo com os regulamentos especiais (SREVs) para as seguintes classes de exibição: Filatelia Tradicional, História Postal, Inteiros Postais.

 

Em um futuro próximo tenciona-se a inclusão das seguintes classes: Aerofilatelia, Filatelia Temática e Filatelia Fiscal.

 

Para que uma coleção seja qualificada como Filatelia Moderna, ela deverá conter material filatélico emitido pelas administrações postais a partir do ano de 1991 (referência FIP).

 

Emissões de selos e outros materiais filatélicos lançados após do ano 1991 são qualificados como material a ser utilizado nas coleções de Filatelia Moderna. No entanto, deve-se entender o ano de 1991 como uma referência cronológica a ser observada.

Não existe proibição com relação ao uso de material com data de emissão anterior ao ano de 1991, desde que a predominância do material apresentado na coleção esteja dentro dos critérios da Filatelia Moderna, ou seja, “a partir do ano de 1991”.

 

As coleções de Filatelia Moderna serão julgadas de acordo com os respectivos SREVs atualmente em vigor para as classes de Filatelia Tradicional, Historia Postal e Interios Postais. A pontuação atribuída a cada quesito é apresentada na tabela que segue.

      Quesito                                           Pontuação

 

Apresentação                                        5 pontos

Tratamento (25) e

Importância (5)                                     30 pontos

Pesquisa e

Desenvolvimento                                 35 pontos

Estado (Condição) e Raridade

Estado (10), Raridade (10)

Dificuldade de Aquisição (10)             30 pontos

 

Total                                                      100 pontos

A distribuição dos pontos apresentada reconhece que o material constante nas coleções de Filatelia Moderna é digno de estudo e, em muitos casos, difícil de adquirir, pesquisar e apresentar, uma vez que é pequeno o tempo decorrido desde o seu lançamento, e por vezes ainda não foi possível precisar sua importância e /ou raridade.

 

Serão concedidas medalhas FIP às coleções apresentadas e as mesmas serão registradas no FIP Register Awards. Um certificado de participação será concedido às coleções que obtiverem uma pontuação inferior a 60.

 

A aceitação de inscrições na categoria de Filatelia Moderna, para exposições mundiais ou especializadas patrocinadas pela FIP, é uma recomendação aos comissários nacionais e está a critério do Comitê Organizador de cada exposição.

 

Expositores na classe de Filatelia Moderna têm direito de inscrever 3 ou 5 quadros por exposição.

A aceitação de uma inscrição na categoria de Filatelia Moderna não impedirá a aceitação de inscrições em qualquer outra classe. Todos os outros requisitos do IREX da exposição são aplicaveis a esta classe de exibição.

* Texto traduzido e adaptado da revista Flash Nº 118 - Abril 2014