top of page

Lançamento | Centenário da Escola de Educação Física do Exército


Sobre o Selo

O selo celebra o Centenário da Escola de Educação Física do Exército. A arte escolhida para compor o selo captura o aluno, a instrução, o instrutor, a atividade física e a escola. O que reflete a alma dessa instituição. Ao fundo é possível observar o Morro do Pão de Açúcar, o que completa o quadro e a paisagem natural onde a escola é instalada. No canto superior esquerdo está a logomarca do centenário da EsEFEx e que também é o título desta emissão. Foram utilizadas as técnicas de pintura, fotografia e computação gráfica.


Centenário da Escola de Educação Física do Exército

A Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) foi fundada em 10 de janeiro de 1922 e comemora, neste ano, o seu primeiro centenário. A EsEFEx foi criada, inicialmente, como Centro Militar de Educação Física, pelo Ministro da Guerra João Pandiá Calógeras, em nome do Presidente da República Epitácio Pessoa e, inicialmente, estava localizada junto à Escola de Sargentos de Infantaria, na Vila Militar. Originou-se no sonho do então Ten Newton de Andrade Cavalcanti, que em 1919 liderou um grupo de oficiais e cadetes da Escola Militar de Realengo, que buscava sistematizar a prática da Educação Física no meio militar e civil. No ano de 1930, foi transferido para a Fortaleza de São João, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro e, em 1933, foi transformado em Escola de Educação Física do Exército.

Considerada o Berço do Ensino Metódico e Racional da Educação Física no Brasil, a EsEFEX é uma instituição de ensino superior, com curso de graduação e de especialização Lato Sensu, da Linha de Ensino Militar Bélico, subordinada ao Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx). Essa Escola, ao longo dos seus 100 anos de existência, tem sido responsável pelo planejamento e condução dos Cursos de Instrutor de Educação Física, Monitor de Educação Física, Mestre D’Armas e Medicina Esportiva. Baseada nas diretrizes do Departamento de Educação e Cultura do Exército, emprega o ensino por competência e prima por uma educação de qualidade e de vanguarda, priorizando a metodologia do “aprender fazendo” e o desenvolvimento continuado de atitudes e valores.

O Curso de Instrutor de Educação Física confere o grau de bacharel aos seus concluintes e os demais cursos conferem o diploma de pós-graduação lato sensu. A Escola também desenvolve pesquisas na área da Educação Física e Desportos, apoia outras Organizações Militares na organização e na realização de competições de caráter nacional e internacional e no treinamento de equipes do Exército e das Forças Armadas. Com uma localização geográfica privilegiada e junto ao CCFEx, a Escola dispõe de moderna infraestrutura de ensino, pesquisa e prática desportiva.

O “Calção Preto”, como são conhecidos os militares formados pela EsEFEx, tem a importante missão de desenvolver e manter a higidez física e mental da tropa, além de atualizar e aprimorar a doutrina aplicada às atividades físicas militares, como também, promover e apoiar a realização de competições desportivas. Tudo com o objetivo primordial de contribuir para o aprimoramento do condicionamento físico, da operacionalidade e da saúde da Força Terrestre e o bem-estar e a qualidade de vida da família militar.

Reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de formação em Educação Física, Esgrima e Desportos do mundo, muitos dos seus ex-alunos representam o Brasil e as Forças Armadas em competições militares internacionais, como atletas, preparadores físicos, treinadores e chefes de equipe. Assim, a EsEFEx vem colaborando, ao longo dos anos, para a evolução do desporto nacional e para a projeção do país e das Forças Armadas. Face à sua importância no cenário desportivo nacional, os integrantes da EsEFEx têm o privilégio de estarem próximos, de trocarem experiências e de absorverem a expertise de técnicos, dirigentes, gestores e ex-atletas de renome do esporte, que visitam a Escola, ministram palestras e participam de atividades acadêmicas, ampliando o cabedal de conhecimento e incrementando a qualidade das instruções ministradas.

Como um centro de excelência, as pesquisas realizadas nos seus laboratórios e a produção acadêmica desenvolvida pelos instrutores, professores, monitores e alunos são compartilhadas e apreciadas pela comunidade científica, permitindo a atualização de conhecimentos e a aplicação dos fundamentos e teorias em benefício do Exército e da Educação Física. Como parte do projeto de extensão da Escola, os alunos planejam, coordenam e executam atividades esportivas e lúdicas, voltadas aos veteranos, à família militar e à comunidade local, como a Colônia de Férias e o “aulão” da EsFEx. Essas atividades também têm como objetivos combater o sedentarismo, estimular a prática esportiva e promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes.

Atualmente, a EsEFEx, ao lado do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército e da Comissão de Desportos do Exército e sob a orientação do CCFFEx, integra um dos maiores centros desenvolvedores de conhecimento em Treinamento Físico e em Educação Física no Brasil. Assim, o sonho idealizado e materializado pelo então Tenente Newton de Andrade Cavalcanti, chega ao seu primeiro centenário, repleto de vitórias e histórias de sucesso, mantendo seu espírito pioneiro, jovem e desbravador.

A EsEFEX se orgulha de ser o Berço do Ensino Metódico e Racional da Educação Física. Mais do que isso, se orgulha em continuar sendo referência na área do ensino, da pesquisa e da extensão. CEM ANOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO, VIDA LONGA AO CALÇÃO PRETO.

Escola de Educação Física do Exército


Detalhes Técnicos

Edital nº 17

Arte: André de Souza Ferraz Alves

Processo de Impressão: Ofsete + cor especial

Papel: cuchê gomado

Folha com 10 selos

Valor facial: 1º Porte da Carta

Tiragem: 80.000 selos

Área de desenho: 39 x 21mm

Dimensão do selo: 44 x 26mm

Picotagem: 11 x 11,5

Data de emissão: 9/11/2022

Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_17_2022_100_anos_esefex
.pdf
Fazer download de PDF • 136KB

99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page