top of page

Lançamento | 100 anos da Previdência Social


Sobre o Selo

A arte do selo baseou-se na representatividade e importância que a Previdência Social tem para o Brasil. O objetivo principal foi potencializar a proteção e auxílio ao cidadão brasileiro. O grafismo engloba conceitos e elementos que representam historicamente a Previdência Social como a ferrovia, o trabalhador, as riquezas, a diversidade, o trabalho, o tempo, o brasileiro, dentre outros, desenhados com padrões e formas geométricas, para compor o trem que fortalece a ideia de encaminhar a nação para o futuro, carregando consigo um século de história. Por fim, as cores azul, amarelo e verde seguem os mesmos tons do logotipo da Previdência Social. A técnica utilizada foi computação gráfica.


Centenário da Previdência Social

Os Correios, por meio da Filatelia brasileira, emite selo postal comemorativo para celebrar o centenário da Previdência Social, instituição de grande importância histórica para a população brasileira.

Em 24 de janeiro de 2023, o Brasil comemorou o centenário da sanção da Lei Eloy Chaves, considerada o marco da Previdência Social no País. O Decreto Legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923, sancionado pelo então Presidente da República, Arthur da Silva Bernardes, criou, em cada empresa de estrada de ferro do País, uma Caixa de Aposentadoria e Pensões (CAPs) para seus empregados.

Nos anos seguintes, as Caixas de Aposentadorias e Pensões se multiplicaram. A partir da década de 1930 as CAPs foram gradativamente substituídas por Institutos de Pensões e Aposentadorias de abrangência Nacional, mais conhecidos no Brasil como os IAPs. Esse formato de gestão perdurou até a criação do Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, em 1966, e a sua respectiva instalação, em 1967, quando da unificação dos IAPs, nacionalmente.

Em 1990, o INPS foi transformado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, o INSS paga 37,1 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais, todos os meses e rigorosamente em dia. É reconhecido como um dos maiores mecanismos de distribuição de renda do planeta. A agenda comemorativa do Centenário da Previdência Social do Brasil conta com um ano de celebração, ou seja, será extensiva a todo o exercício 2023.

Carlos Lupi

Ministro de Estado da Previdência Social



Detalhes Técnicos

Edital nº 1

Arte: Lucas Ramos

Valor facial: R$ 1º Porte da Carta

Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Processo de Impressão: ofsete

Papel: cuchê gomado

Tiragem: 80.000 selos

Folha com 16 selos

Dimensões da folha: 180 x 171mm

Dimensão do selo: 40 x 30mm

Área de desenho: 35 x 25mm

Picotagem: 11,5 x 12

Data de emissão: 29/03/2023

Locais de lançamento: Brasília/DF e Jundiaí/SP

Temática sugerida: Economia

Coordenação: Dep. Gestão de Serviços Nacionais/Correios


edital_01_2023_100_anos_previdencia
.pdf
Fazer download de PDF • 244KB

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page