Literatura Filatélica

Comissão de LITERATURA FILATÉLICA

FÁBIO S. FLOSI
fabioflosi@hotmail.com

O que é LITERATURA FILATÉLICA?


Muitos colecionadores costumam guardar seus selos em classificadores ou em álbuns. Se, junto de cada selo, for colocada uma pequena nota informando a data de emissão, o motivo pelo qual ele foi emitido, ou qualquer outro detalhe a seu respeito, então tais classificadores ou álbuns irão se constituir na forma mais simples de LITERATURA FILATÉLICA.

De um modo geral, podemos dizer que LITERATURA FILATÉLICA é todo tipo de conhecimento relacionado ao nosso hobby que, armazenado de alguma forma, pode ser acessado por outros colecionadores interessados em obter informações e ampliar seus conhecimentos sobre um determinado assunto.

A maneira mais utilizada de armazenamento é a impressão em papel. Exemplos: livros, revistas, boletins informativos, catálogos, etc.

Modernamente, o armazenamento eletrônico também ganhou espaço. Assim, temos os CDs (Compact Discs), os pen drives e a própria Internet. Nessa área, são muito comuns os catálogos de selos, os boletins eletrônicos, os blogs e os websites, etc.

A literatura é um item muito importante no desenvolvimento da Filatelia. É através dela que os conhecimentos filatélicos se transmitem, de forma duradoura, de gerações para gerações.

Exposições nacionais, internacionais e mundiais (FIP) sempre apresentam a classe de LITERATURA FILATÉLICA, não apenas para auxiliar os colecionadores na pesquisa, com o intuito de aprimorar os seus conhecimentos, mas também para estimular a produção dessa literatura.

Neste espaço a Comissão FEBRAF de LITERATURA FILATÉLICA se propõe a mostrar os vários tipos de literatura disponíveis no mercado (brasileiro e mundial), fornecendo suas características principais, informando onde encontra-los, etc., unicamente com o intuito de orientar os filatelistas das várias classes de colecionismo. Também serão apresentados os regulamentos da FIP que orientam os expositores nesta classe filatélica.