Lançamento | Pavilhão do Brasil Expo Dubai 2020


Sobre os Selos

A identidade visual do pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai reflete o partido arquitetônico do pavilhão e o norte curatorial de sua programação. Pautada por esse princípio, a coleção de selos herda a presença luminosa de sua paleta cromática, associada a um desenho sintético do já gráfico pavilhão brasileiro. Foram usadas técnicas de computação gráfica. (Celso Longo e Daniel Trench)


O Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai

Há 170 anos, em 1851, o governo inglês reunia pela primeira vez produtos manufaturados de várias partes do mundo em um mesmo lugar, o Palácio de Cristal, nascia assim a Exposição Universal ou Feira Mundial, hoje mais conhecida como Expo, consolidando-se como um espaço de negócios e diversão, atraindo milhares de visitantes a cada edição. Em razão da pandemia de Covid-19, a Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, teve sua abertura adiada em um ano, ocorrendo em outubro de 2021.

O selo que celebra a participação brasileira na Expo 2020 Dubai reflete o partido arquitetônico do Pavilhão: uma estrutura leve e translúcida que se transforma ao longo dia, absorvendo a luz do sol e, ao anoitecer, suporte para projeções que animam o interior do edifício, uma grande praça d’água. Como nos períodos de cheia, em que o rio avança sobre suas margens, inundando o que antes era terra, alaga-se, com uma fina lâmina d’água, todo o chão brasileiro em Dubai, refletindo as projeções, ampliando o caráter lúdico e imersivo do ambiente. Uma topografia contínua e escura, feita de pedra, tem no Rio Negro seu mote poético, desenhando-se nela meandros, prainhas e remansos.

A água, fonte e alimento primordial de toda a vida na Terra, é, também, um importantíssimo meio de transporte e comunicação para a civilização humana, bem como um elemento de gozo para a sociabilidade, permitindo uma fruição rica dos ambientes habitados. Ao mesmo tempo, é um recurso natural cada vez mais ameaçado, tanto de extinção quanto de contaminação. Como o país que possui a maior riqueza hídrica do mundo, o Brasil precisa protagonizar uma política internacional de defesa e desfrute das águas. Política baseada em preservação e em potencialização das riquezas naturais através da tecnologia. Esse é o foco do Pavilhão Brasileiro na Expo 2020 Dubai.

Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

Ben-Avid Studio, JPG.ARQ, MMBB Arquitetos,

Guilherme Wisnik e Alexandre Benoit


Detalhes Técnicos

Edital nº 20

Arte: Ben-Avid, JPG.ARQ e MMBB

Processo de Impressão: Ofsete

Papel: cuchê gomado

Folha com 12 selos

Valor facial: R$ 5,20

Tiragem: 120.000 selos (40.000 de cada)

Área de desenho: 44 x 26mm

Dimensão do selo: 44 x 26mm

Picotagem: 11 x 11,5

Data de emissão: 18/10/2021

Local de lançamento: Brasília/DF

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_20_2021_expo_dubai
.pdf
Download PDF • 239KB

41 visualizações