top of page

Lançamento | Estrela de Natal


Sobre o Bloco

O bloco com um selo tem como elemento principal a Estrela de Natal, de onde emanam palavras que remetem a significados positivos. Completando a composição, foram criados personagens representando a diversidade dos povos, de idades e de gênero. Todos os personagens foram posicionados com o olhar direcionado para a Estrela de Natal, simbolizando a esperança e o sentimento de fraternidade que a data representa. Para finalizar, o globo terrestre foi colocado como plano de fundo, trazendo a ideia de que o sentimento natalino perpassa todo o planeta, sendo iluminado pela Estrela de Natal. A técnica utilizada foi computação gráfica.



Estrela de Natal

De “olhos de anjinhos que guardam nosso sono à noite” a “grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade”, seja na explicação que cabe no entendimento de uma criança de três anos ou para estudiosos, o certo é que as estrelas sempre nos fascinam.

Quem já teve a sorte de contemplar um céu estrelado, típicos daquelas noites em que é possível enxergar até o caminho de leite derramado traçado no céu pelas constelações que formam a Via Láctea, pode compreender a maravilha de sensação que é se ver coberto por um manto escuro salpicado de pontos brilhantes. A ciência estima que só a Via Láctea possua entre 200 e 400 bilhões de estrelas.

Já na nossa era mais primordial, aprendemos a utilizar as estrelas, assim como outros elementos, para descrevermos nossas crenças e sentimentos. Podemos recorrer ao conceito de Carl Jung sobre arquétipos, que mostram que a humanidade criou significados semelhantes para determinados elementos naturais, independentemente da época em que vivam, cultura e religião que seguiam.

No judaísmo, o hexagrama que forma a estrela de Davi representa a união entre o Céu e a Terra e é compreendido como um sinal de proteção; em outras palavras, representa o escudo de Davi. Para os ciganos, a estrela além de proteção, significa também orientação e cura. A crença de que algo que ultrapassa nosso raciocínio lógico esteja a nos conduzir, em segurança, a um destino melhor.

No cristianismo, a estrela tornou-se um dos mais emblemáticos símbolos do Natal ao surgir, como milagre, apontando o caminho a ser percorrido por Gaspar, Baltazar e Melchior, os três reis magos, até a manjedoura do Menino Jesus.

Em todas as civilizações, as estrelas sempre figuraram entre os elementos naturais dos mais úteis como ferramenta de localização, apontando o caminho para chegar aonde se planeja ir. Orientando-se pelas constelações, desde a antiguidade, navegadores cruzaram oceanos e descobriram novos mundos, expandindo os limites do planeta e enriquecendo o conhecimento sobre a humanidade. A Estrela Polar, no hemisfério norte, e a constelação Cruzeiro do Sul, no hemisfério sul, até hoje nos servem como referências de rota, mostrando as direções corretas dos pontos cardeais.

Na antiguidade ou no século das modernidades, as estrelas seguem sendo motivo de deslumbramento. Traçando um paralelo com o nosso mundo dos sentidos figurados, podemos dizer que estrelas não é apenas sobre brilhar, mas também sobre disseminar a luz, iluminar. Não é coincidência que estrela tenha origem etimológica na palavra espalhar.

Na busca para relembrar os significados do mais icônico símbolo natalino, os Correios escolheram a Estrela de Natal como tema principal de seu selo deste ano. Estrela que abraça todos os seus significados: aquela que brilha, que traz beleza e encanto aos nossos olhares para o céu, que renova nossa fé e que nos guia e mostra os caminhos que devemos percorrer. Natal é renascimento, tempo de trazer aquilo que há de melhor em cada um de nós, de olhar para o outro, de refletir. A estrela de Natal é o maior símbolo de esperança de um mundo melhor.



Detalhes Técnicos

Edital nº 16

Arte: Adriana Shibata

Processo de Impressão: Ofsete + verniz UV localizado com glitter + hot stamping dourado

Papel: cuchê gomado

Bloco com 1 selo

Valor facial: 5º Porte da Carta (atualmente R$ 6,50)

Tiragem: 15.000 blocos

Área de desenho: 25 x 59mm

Dimensão do selo: 25 x 59mm

Dimensão do bloco: 70x110mm

Picotagem: 12 x 11,5

Data de emissão: 31/10/2022

Locais de lançamento: São José/SC, Bauru/SP, Brasília/DF e as capitais de todos os estados, exceto Santa Catarina.

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_16_2022_estrela_natal
.pdf
Fazer download de PDF • 138KB

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page