Lançamento | 150 Anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie



Sobre o Bloco

O bloco é formado por duas fotografias e outros elementos visuais que remetem às bases da instituição e sua história. À esquerda vemos o prédio 01 do campus Higienópolis, local onde a instituição se consolidou e a partir de onde cresceu para outras cidades e estados brasileiros. À direita, a fotografia dos estudantes data de 1895. Os logotipos usados também apontam para as raízes da instituição. Além do M que caracteriza o orgulho mackenzista de pertencer, ainda há, ao lado, a Sarça, logo da Igreja Presbiteriana do Brasil – associada vitalícia do Mackenzie – e símbolo que representa o chamado divino do casal de missionários Chamberlain, que plantaram, em 1870, a semente que germinou, cresceu e segue frutificando até hoje com sua missão de educar e cuidar do ser humano de forma integral para o exercício pleno da cidadania. O círculo da imagem mostra Deus no centro de toda base do Mackenzie, e fundamento de sua existência, apontando para a tradição. Já o hexágono sinaliza a inovação constante e a busca por conhecimento. As técnicas usadas foram fotografia, arte digital e composição gráfica.


150 Anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), fundado em 1870, com um curso primário, por missionários americanos presbiterianos convictos dos benefícios da educação na melhoria das condições sociais do povo, foi a primeira instituição no Brasil a promover o acolhimento e não discriminação por raça, juntando, numa mesma sala de aula, crianças de ambos os sexos, filhos de homens livres e escravizados, sendo diversas delas com bolsas de estudo da Instituição. Embora tenha sido criada e ainda se mantenha fiel aos valores e crenças da fé reformada de expressão presbiteriana até hoje, a Instituição jamais foi sectária e sempre acolheu indistintamente a todos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie, associação civil filantrópica, sem fins lucrativos e econômicos, com finalidade educacional, social, assistencial e de saúde, confessional, surgida na cidade de São Paulo, hoje sesquicentenária e tradicional Instituição de Ensino, vem cumprindo integralmente a finalidade para o qual foi criado, encontrando-se em pleno funcionamento, prestando relevantes serviços em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde, objetiva cumprir sua missão de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.

Paralelemente sempre se destacou por seu sistema de ensino com didáticas hodiernas, reconhecidas até mesmo pelo então Imperador, Dom Pedro II, em visita realizada à então chamada Escola Americana no ano de 1878.

A excelência das inovações educacionais do Mackenzie College, implantadas com sucesso, foi unanimemente reconhecida e em 1890, o governo do São Paulo, pretendendo dinamizar a instrução pública buscou nos modernos moldes pedagógicos e educacionais mackenzistas, as suas novas diretrizes educacionais. A seguir este modelo foi adotado em diversos estados. Pode-se dizer que a Escola Americana foi responsável por uma nova era educacional em nosso país.

A escola inicial se consolidou, o trabalho prosperou, ampliando- -se seus horizontes educacionais. Atualmente somos cerca de 48 mil alunos, dos quais 28 mil com bolsas de estudos parciais ou integrais - sendo 7 mil delas filantrópicas -, compreendendo desde a pré-escola até a pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, presente em 15 Estados da Federação e no Distrito Federal, com educação presencial ou a distância, além de dois hospitais filantrópicos que, em 2019, realizaram mais de 1,6 milhão de atendimentos.

O Mackenzie além da atividade de ensino e extensão está também inserido na vanguarda da pesquisa brasileira, por meio dos seus centros de pesquisa de excelência. Dois dos atuais destaques do Mackenzie são o Laboratório MackGraphe (Centro de Pesquisas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia) e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ambos inaugurados em 2016.

No ano de comemorações do sesquicentenário de existência e de serviços prestados à sociedade, completados em 18 de outubro de 2020, o Instituto Presbiteriano Mackenzie sente-se extremamente orgulhoso de sua trajetória e honrado em poder comemorar esta efeméride tendo como ponto alto das festividades a emissão de um selo postal comemorativo. Celebraremos, assim, momentos de gratidão a Deus pelos grandiosos feitos que Ele tem promovido em nossa Instituição.

Mauricio Melo de Meneses

Conselheiro

Comissão do Sesquicentenário - Instituto Presbiteriano Mackenzie


Detalhes Técnicos

Edital nº 19

Arte: Instituto Presbiteriano Mackenzie

Processo de Impressão: Ofsete

Papel: cuchê gomado

Bloco com 1 selo

Valor facial: R$ 5,20

Tiragem: 15.000 blocos

Área de desenho: 44 x 26mm

Dimensão do selo: 44 x 26mm

Dimensão do bloco: 137 x 85mm

Picotagem: 11x 11,5

Data de emissão: 15/10/2021

Local de lançamento: São Paulo/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_19_2021_mackenzie
.pdf
Download PDF • 150KB

77 visualizações

Posts recentes

Ver tudo