top of page

Lançamento | Série América: Turismo


Sobre os Selos

Esta emissão é composta por 3 selos que retratam três cidades turísticas brasileiras. O selo de Alter do Chão, no Pará, é uma fotografia de sua belíssima praia localizada nas margens do rio Tapajós. O selo de Pirenópolis, em Goiás, focaliza a famosa Ponte Sobre o Rio das Almas, que fica no centro da cidade. E por fim podemos ver os prédios de inconfundível arquitetura europeia na Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão, São Paulo. Os selos ainda possuem o nome de cada cidade destacados na base e a marca da UPAEP na porção direita. Foram utilizadas técnicas de fotografia e de computação gráfica.


Turismo Brasileiro

Além de estar ligado ao lazer, o turismo também é responsável por movimentar diversas áreas, gerando emprego e renda para o país, inclusive por meio das atividades turísticas de negócios. Dessa forma, muitas cidades, famílias e empresas sobrevivem desse ramo com um potencial ainda maior no Brasil. Afinal de contas, somos um dos lugares com mais atrativos para encantar turistas do mundo inteiro.

Nesta emissão os Correios retratam três incríveis cidades turísticas, inéditas em selos postais.


Alter do Chão

Em Santarém, estado do Pará e região norte do Brasil, existe um paraíso chamado Alter do Chão e que também é conhecido como o “Caribe Amazônico”. O lugar ganhou fama mundial após ter sido eleito como um dos mais belos destinos de praias brasileiras, sendo estas com esplendorosos cenários regados pelas águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns. Além disso, o local contempla um intenso verde amazônico, que pode ser admirado por turistas em seus barcos e em bancos de areias brancas predominantes no local. Durante todo o ano, Alter do Chão oferece paisagens espetaculares e algumas de suas praias são: Ilha do amor, Ponta do Cururu, Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Ponta do Caxambu, Lago Preto, Pindobal e Manguari. Com raízes culturais da Amazônia, o lugar também atrai um grande número de turistas por ter a famosa Festa do Sairé e o Festival dos Botos, rituais tradicionais, religiosos e folclóricos que acontecem em dias diferentes do mês de setembro.


Campos do Jordão

Com estimados 60 mil habitantes e localizada no interior do estado de São Paulo, Campos do Jordão está rodeada por uma fantástica natureza, visto que se encontra no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil. A cidade é contemplada por paisagens exuberantes, sendo também um destino bastante procurado pelos amantes do frio, inclusive por ser o núcleo urbano mais alto do país, a 1628 metros de altitude. Por suas ruas e paisagens naturais, acontecem os bons programas culturais que, principalmente no inverno, atraem turistas interessados nas inúmeras lojas de malhas e chocolates, assim como no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais prestigiados eventos da música erudita do país.


Pirenópolis

Pirenópolis foi uma das primeiras cidades do estado de Goiás, sendo fundada por um minerador português chamado Manoel Rodrigues Tomar. O município, que foi um importante centro urbano nos séculos XVIII e XIX, tendo a mineração de ouro, comércio e agricultura como principais atividades da época, hoje tem um turismo forte e é um dos destinos brasileiros que mais fascina, inclusive pela beleza e arquitetura presente em suas ruas históricas. O seu charme predomina em cada canto, inclusive nos hotéis, pousadas e vários restaurantes com mesas nas calçadas. Além disso, Pirenópolis tem uma belíssima natureza que encanta de diferentes formas, principalmente por esse incrível lugar ser o “berço das nascentes” com inúmeras opções de cachoeiras, sendo algumas delas a Usina Velha, Meia Lua, Cachoeira das Araras, Salto Corumbá, Cachoeira dos Dragões, Cachoeira do coqueiro, entre outras.

Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo


Detalhes Técnicos

Edital nº 15

Fotos: banco de imagens Embratur

Processo de Impressão: ofsete

Papel: cuchê gomado

Folha com 12 selos

Valor facial: R$ 5,20

Tiragem: 108.000 selos (36.000 de cada)

Área de desenho: 54 x 20mm

Dimensão do selo: 59 x 25mm

Picotagem: 11,5 x 12

Data de emissão: 27/9/2021

Locais de lançamento: Pirenópolis/GO, Santarém/PA e Campos do Jordão/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_15_2021_turismo
.pdf
Download PDF • 166KB

34 visualizações
bottom of page